Medicina Felina

Medicina Felina.jpg

A medicina felina é uma especialidade da medicina veterinária que trata especialmente dos gatos.

Sabemos que, instintivamente, os felinos possuem personalidade bem diferente dos cães, e isso se explicita na visita ao veterinário, que precisa manusear os bichanos de maneira diferenciada para que não estresse o animal. Há, ainda, várias outras diferenças, que fazem com que a medicina felina seja necessária a tutores e profissionais de saúde veterinária.

​

Com um atendimento direcionado às particularidades da espécie, o diagnóstico que vai no ponto do problema levará a um tratamento mais eficaz e propício aos felinos, que, aliás, possuem algumas doenças próprias.

​

A leucemia viral felina (FeLV) e a imunodeficiência felina (FIV) são transmitidas entre gatos e não têm cura, podendo ser silenciosas e demandando atenção preventiva e eventual tratamento.

A cistite (inflamação na bexiga) pode ser causada por estresse e as complicações renais também têm se tornado comuns, ambos podendo ser prevenidos com maior ingestão de água fresca em mais de uma fonte pela casa, tal como os gatos gostam.

​

Entre os cuidados com a saúde dos gatos para uma melhor qualidade de vida, estão as primeiras vacinas, a serem repetidas anualmente, a castração de fêmeas antes do primeiro cio, a fim de evitar filhotes abandonados, vermifugação a cada semestre, alimentação de acordo com idade e condição, ingestão adequada de água e check-ups.

​

Quer saber mais sobre a medicina felina?

​

O Hospital Veterinário e Clínica Veterinária Santa Quitéria 24 horas conta com um espaço exclusivo para felinos que precisem de internação, longe dos cães, e médicos veterinários especializados em felinos.

​

Entre em contato conosco!