Medicina Felina

Medicina Felina.jpg

A medicina felina é uma especialidade da medicina veterinária que trata especialmente dos gatos.

Sabemos que, instintivamente, os felinos possuem personalidade bem diferente dos cães, e isso se explicita na visita ao veterinário, que precisa manusear os bichanos de maneira diferenciada para que não estresse o animal. Há, ainda, várias outras diferenças, que fazem com que a medicina felina seja necessária a tutores e profissionais de saúde veterinária.

Com um atendimento direcionado às particularidades da espécie, o diagnóstico que vai no ponto do problema levará a um tratamento mais eficaz e propício aos felinos, que, aliás, possuem algumas doenças próprias.

A leucemia viral felina (FeLV) e a imunodeficiência felina (FIV) são transmitidas entre gatos e não têm cura, podendo ser silenciosas e demandando atenção preventiva e eventual tratamento.

A cistite (inflamação na bexiga) pode ser causada por estresse e as complicações renais também têm se tornado comuns, ambos podendo ser prevenidos com maior ingestão de água fresca em mais de uma fonte pela casa, tal como os gatos gostam.

Entre os cuidados com a saúde dos gatos para uma melhor qualidade de vida, estão as primeiras vacinas, a serem repetidas anualmente, a castração de fêmeas antes do primeiro cio, a fim de evitar filhotes abandonados, vermifugação a cada semestre, alimentação de acordo com idade e condição, ingestão adequada de água e check-ups.

Quer saber mais sobre a medicina felina?

O Hospital Veterinário e Clínica Veterinária Santa Quitéria 24 horas conta com um espaço exclusivo para felinos que precisem de internação, longe dos cães, e médicos veterinários especializados em felinos.

Entre em contato conosco!